O que você precisa?

PRODHAM: Objetivos, Resultados e Ensinamentos

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará concebeu, implantou e avaliou o Projeto de Desenvolvimento  Hidroambiental (PRODHAM), em parceria com a SOHIDRA e FUNCEME, com apoio financeiro do Banco Mundial. Tem como objetivo desenvolver, em caráter piloto e experimental, ações articuladas e sustentáveis de recuperação e preservação dos recursos hidroambientais em quatro microbacias hidrográficas localizadas no semiárido cearense, conforme mapa apresentado no final deste texto.

Durante o período de 1999 a 2009, a execução do Projeto teve caráter experimental. Nessa fase foram construídas 3.332 barragens sucessivas de contensão de sedimentos, 27 barragens subterrâneas, 470 cisternas de placas e implantados  47,6 ha de  reflorestamento e recomposição de  mata ciliar,  2,2 ha de dry farming, 129.928 m de terraceamento em curva de nível,  70.682 m de cordões de pedra em contorno,  3.810 m de cordões de vegetação  e 5,3 ha de recuperação de áreas degradadas. Além disso, foram introduzidas ou testadas as atividades econômicas: apicultura, artesanato e sistema de exploração agrossilvipastoril. Em simbiose com as práticas acima, ocorreram eventos, visando o desenvolvimento humano e institucional, nas 44 comunidades beneficiadas com o Projeto, e realizada capacitação em educação ambiental, fato que permitiu o empoderamento das comunidades locais e um processo crescente de recuperação ambiental. Tudo isso proporcionou melhorias no processo de desenvolvimento socioeconômico das quatro microbacias hidrográficas selecionadas.

Em função do caráter demonstrativo das soluções apresentadas, defende-se a replicação dessas experiências em outras microbacias hidrográficas do semiárido do Ceará, tendo em vista que contribuíram para reduzir a erosão, melhorar a qualidade e aumentar o volume da água disponível, ampliar a cobertura vegetal, diversificar os cultivos, aumentar a consciência preservacionista,  incorporar novos métodos e alternativas de produção, além de fortalecer o capital humano e social. Enfim, reduzir os efeitos da degradação ambiental de forma sustentável no longo prazo.

Em sintonia com o caráter experimental do PRODHAM, criou-se este site, por ser o veículo mais eficiente e democrático de disseminação das metodologias, das práticas, das tecnologias testadas e dos resultados e efeitos avaliados para servir de fonte de subsídios para a replicação de experiências do PRODHAM em outras regiões semiáridas do Ceará e do nordeste do Brasil.

Agenda - Setembro 2017

27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16